Câmara Municipal de Nova Serrana
Reunião da Câmara é interrompida por manifestações de apoiadores de Bolsonaro e Lula
Em Nova Serrana, a 36ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal, realizada na última terça-feira (25/10) teve de ser encerrada devido a manifestações ocorridas na casa. Populares apoiadores de Bolsonaro e Lula, discutiram de forma hostil no Legislativo Municipal, causando clima de tensão durante o trabalho dos edis, inviabilizando a continuidade dos trabalhos.
Justificativa de vereadores ausentes
De acordo com informações apuradas 11 vereadores estavam presentes na reunião. Adilson Pacheco (PSD) e Willian Barcelos (PTB) estiveram ausentes dos trabalhos e justificaram o não comparecimento na Casa.
Em nota encaminhada a Câmara e a nossa reportagem, Willian Barcelos informou que não esteve presente na reunião por estar se dedicando a outros assuntos relevantes, entre eles, o enfrentamento jurídico a uma Fake News que fora publicada nas últimas horas com objetivo claramente eleitoreiro.
A decisão se ampara em orientação jurídica, para que o parlamentar siga a sua linha de trabalho, e em segurança, sem se envolver em manifestações de cunho político-partidário no ambiente do plenário. O que consistiria em uso indevido do espaço, prática que se absteve durante todo período da disputa presidencial.
O parlamentar ainda informa que sua posição política se mantém inalterada e utilizará do contato com as pessoas, presencial e virtualmente, para levar as propostas de seu candidato e orientar seus eleitores, sempre primando pela lisura do processo democrático e a manutenção da ordem dentro das instituições”.
Por sua vez Adilson Pacheco informou a nossa equipe que teve que se ausentar devido a uma conjuntivite que o impediu de estar presente durante os trabalhos da última terça-feira (25). O vereador ainda destacou a preocupação com os populares já que muitos casos de conjuntivite vem sendo relatados em Nova Serrana.
Clima hostil e posicionamento do legislativo municipal
Em vídeos publicados nas redes sociais é possível ver bate boca entre apoiadores de Bolsonaro e Lula na porta e hall de entrada da Câmara Municipal. A Guarda Civil Municipal (GCMNS) e a Polícia Militar (PM) foram acionadas e estiveram presentes na Casa Legislativa, contudo não houve intervenção e uso de força, como também nenhuma ocorrência chegou a ser registrada.
Nossa reportagem ainda fez contato com o legislativo municipal, que gentilmente atendeu a nossa equipe e emitiu uma nota oficial sobre a situação ocorrida na Câmara de Nova Serrana.
Confira a nota na integra:
Nota Oficial
A Câmara Municipal de Nova Serrana informa que nesta terça-feira, dia 25/10, recebeu no Plenário diversos cidadãos para acompanhar e participar da 36ª reunião ordinária. A sessão transcorria de acordo com o cronograma e seguindo a pauta e ordem do dia, com manifestações ocasionais de apoio às palavras de alguns dos parlamentares. Em dado momento, algumas pessoas mais exaltadas, excedendo o volume de voz e interrompendo a condução dos trabalhos inviabilizaram a continuidade da reunião, que por esta razão, foi interrompida pelo presidente da Casa, vereador Cabral (SDD).
A Câmara Municipal preza pelo direito de livre manifestação de opinião e ideias, mas ressalta também que é fundamental o respeito mútuo entre todos, além do respeito ao próprio regulamento das sessões definidos pelo Regimento Interno do Legislativo Municipal, que determina o procedimento das sessões, inclusive com especificações claras sobre o uso da Tribuna Livre, pronunciamentos e também comportamento de visitantes, independente de posicionamentos partidários.
A Câmara Municipal é um espaço democrático onde prevalece o interesse público. De forma alguma deve ser utilizado para insultos e opressão a ninguém, seja ele(a) parlamentar, servidor ou qualquer outro cidadão.
A Câmara também enfatiza que sempre estará aberta a todos para o debate sadio de ideias, proposições e ações que resultem em avanço e desenvolvimento para a cidade de Nova Serrana e não para entraves eleitoreiros.
As questões eleitorais são importantes para o futuro da nação, estado e do município. No entanto, a Câmara convida aos cidadão nova-serranenses para sempre estarem presentes nas reuniões com respeito ao próximo e com a ordem necessária.
Veja alguns vídeos da discussão na porta da Câmara Municipal