Araújos
Através do deputado Fabio Avelar, asfaltamento do trecho da MG-252, entre Araújos e o Trevo do Pirulito, está prestes a se tornar realidade
Depois de levar o secretário de estado da Seinfra ao local, parlamentar acompanha o novo diretor-geral do DER/MG para ver de perto a estrada pela qual está lutando pela pavimentação asfáltica, conquista que beneficiará toda a região
Na última segunda-feira, 27, o deputado Fábio Avelar cumpriu agenda, solicitada por ele, com o diretor-geral do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), Robson Loures, e o coordenador Regional do DER/MG, Alípio Guedes, na MG-252, trecho que fica nos municípios de Araújos e de Santo Antônio do Monte e liga esse primeiro ao trevo do Pirulito.
“Em junho desse ano, atendendo ao meu convite, o secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), Fernando Marcato, também esteve comigo no local. De lá para cá, as coisas andaram e, por nosso intermédio, os projetos estão sendo feitos pelos dois municípios, com a orientação técnica do DER. A estrada será municipalizada para a realização da obra, que terá recursos garantidos pelo Governo do Estado. Portanto, a visita ao local foi para que o diretor pudesse ver de perto a importância do asfaltamento do trecho”, explica o deputado Fábio Avelar.
A luta do deputado Fábio Avelar por essa conquista é antiga. Em 2019, por exemplo, com o requerimento 159/2019, protocolado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o parlamentar solicitou a viabilização da pavimentação asfáltica dessa estrada.
“Essa é uma demanda bem antiga das populações, não só de Araújos e de Santo Antônio do Monte, mas de Lagoa da Prata, Bom Despacho, entre outras cidades que mantêm contato diário com esses dois municípios”, garante o parlamentar.
De Araújos ao Trevo do Pirulito são apenas 16 km de estrada de chão, toda plana, com apenas uma ponte, já construída para receber o asfalto. Trata-se da antiga BR-262 e, por sua localização e característica (nivelada), é uma importante via de escoamento da produção agropecuária e industrial da região Centro-Oeste.
As justificativas para o asfaltamento são muitas, começando por uma que salva vidas: pacientes de Perdigão e Araújos são transportados em ambulância dos municípios e pelo Samu para atendimento na Santa Casa de Santo Antônio do Monte, sendo assim, enfrentam todo tipo de condições da estrada: buraco, poeira e barro em épocas de chuva.
Além disso, Araújos é um importante município fornecedor de leite e mandioca para Minas Gerais e Brasil, sendo que, tal estrada, dá acesso à inúmeras fazendas com criação de gado leiteiro e produção agrícola. A cidade ainda faz parte dos polos Calçadista (Nova Serrana) e de Confecção (Divinópolis), se destacando na indústria têxtil, com importantes confecções de moda infantil.
O deputado ainda destacou que, o asfaltamento é um antigo anseio desses produtores rurais e empresários, que muitas vezes não conseguem entregar seus produtos por causa das condições da estrada. Por fim, ainda temos o alto número de profissionais que trafegam, todos os dias, pelo local.
“Vidas não têm preço, portanto, uma via que é utilizada para salvar vidas merece toda atenção dos nossos governantes e, tratando-se de uma MG, como deputado estadual, essa luta também é minha. Além do mais, sem qualquer tipo de dúvida, tal estrada liga Araújos a importantes municípios vizinhos como Santo Antônio do Monte, Bom Despacho, lagoa da Prata, Arcos, Bambuí, além de ser acesso ao Triangulo Mineiro, à São Paulo e à BR-381. Portanto, o asfaltamento é de suma importância para o escoamento da produção regional e também para desafogar o trânsito de outras rodovias. Agradeço ao governador Romeu Zema pela sensibilidade e olhar atento à questão dessa obra, há muitos anos aguardada e cobrada pelos mineiros da região. Seguimos acompanhando de perto a questão”, finaliza o Deputado Fábio Avelar.