Acidente
11 de Setembro: entenda o que levou ao maior atentado terrorista aos EUA
Os sinais ignorados que alertaram para os ataques da Al-Qaeda e a conjuntura internacional antes da queda das Torres Gêmeas
Do sentimento de invulnerabilidade da América após a Guerra Fria à falta de comunicação entre as agências de segurança, vários fatores levaram os Estados Unidos a não tomar as medidas necessárias para impedir um dos maiores e mais letais atentados terroristas da história.
Em 11 de setembro de 2001, quando quatro aviões comerciais foram sequestrados por 19 terroristas da Al-Qaeda e foram lançados contra as Torres Gêmeas (NY) e Pentágono – além de um quarto que os passageiros reagiram e caiu na Pensilvânia, vários sinais haviam tocado e foram ignorados.,
Como o ataque anterior ao próprio WTC, os atentados às torres Khobar na Arábia Saudita, às embaixadas na Tanzânia e no Quênia, bem como ao navio de guerra norte-americano USS Cole. Além disso, o crescente fundamentalismo no Oriente, as ameaças de Osama Bin Laden e a intensa movimentação de radicais que treinaram pilotagem livremente nos Estados Unidos.
Entenda como todos esses fatores se juntaram em uma verdadeira trajetória do terror que ajudou a construir a história que hoje vivemos.
- O Tempo